2016

Você toca algum instrumento musical e sofre com as reclamações dos vizinhos?

Compartilhe nas redes sociais:
Dicas para criar isolamento acústico

Os motivos são vários: ruído externo na gravação, vizinhos reclamando do barulho alto, pessoas que moram com crianças ou pessoas doentes. Todos buscam o mesmo objetivo: controlar o som. Quem mora em apartamento e gostar de tocar algum instrumento musical ou apenas ouvir música em volume alto passa por esses problemas e dificilmente consegue evitar os conflitos sem abdicar do hobby. Uma boa alternativa para estes problemas é o isolamento acústico.

Quando falamos de transmissão do som, estamos falando de ondas sonoras que são propagadas pelo ar. A movimentação do ar faz com que nosso tímpano se mova, e assim podemos ouvir o som. Portanto, para bloquear o som, precisamos bloquear a movimentação do ar. 

Qualquer objeto que vibra é capaz de mover o ar em torno dele. Uma parede, ao receber uma carga de ar de um lado, vibra e movimenta o ar do outro lado, fazendo com que o som atravesse essa barreira.

Portanto, a vibração das paredes faz com que o ar atravesse de um ambiente a outro, mesmo que não haja passagem de ar. Quanto maior é a resistência à vibração da parede, menor é a transmissão do som para o outro ambiente. Ou seja, paredes densas e pesadas, costumam ter maior resistência a transmissão.

Uma forma de se criar uma parede densa é utilizar blocos recheados com areia. Porém, tome cuidado: isso vai depender de cálculos estruturais de engenharia.

Outra forma de segurar a vibração da parede é utilizando material que absorva a energia da onda sonora. Qualquer material que ?quebre? as ondas de ar, que retire energia do ar. Aí vale cortinas, sonex, espumas, colchões ortopédicos, etc. O ?sanduíche de lã de rocha/vidro? é uma técnica muito comum. Entre uma parede de alvenaria e uma dry-wall, usa-se lã de rocha ou lã de vidro.

A onda de ar, ao bater na primeira parede (dry-wall), perde pouco de sua energia, e a atravessa através da vibração. Porém, encontra um material denso e poroso (lã de rocha), que absorve boa parte de sua energia transmitida. O que não é absorvido chega até a parede de alvenaria, que faz a absorção de mais uma parte do som.

Se você realmente quer fazer um isolamento acústico, prepare-se para investir em uma reestruturação completa no cômodo. Se você não precisa de uma solução permanente ou não pode investir, o melhor é isolar as paredes e janelas que estão na direção das fontes sonoras e negociar com os vizinhos os melhores horários.