Cuidados devem ser redobrados nas estações mais frias do ano
A Campanha de Vacinação contra a gripe H1N1 segue em todas as Unidades Básicas de Saúde da Serra Gaúcha. A orientação é que a população sempre contate a UBS por telefone antes de ir se vacinar, para se certificar de que ainda há doses à disposição.
Além da imunização, para se proteger do H1N1, recomenda-se redobrar cuidados durante os próximos meses, já que o outono e o inverno são as estações de maior incidência da gripe. Da mesma forma que outros vírus ? como bocavirus, rinovírus e adenovírus ?, ele pode causar resfriados, influenza (ou gripe, como é conhecida) e síndrome respiratória aguda grave, quadro mais severo dos três.
A gripe exige cuidados extras, pois afeta, principalmente, nariz, garganta, boca, brônquios e, ocasionalmente, pulmões. Os sintomas mais comuns são febre em torno de 38 graus, calafrios, mal-estar, dores no corpo, dor de garganta, prostração, coriza e tosse seca. A infecção dura cerca de uma semana e a transmissão ocorre entre as pessoas por meio das vias respiratórias.
O paciente gripado tem de ficar atento e, caso os sintomas piorem, procurar um médico. Se a febre alta continuar por mais de três dias e a pessoa começar a sentir falta de ar, é possível que tenha desenvolvido síndrome respiratória aguda grave e é necessário que seja internada.
Para evitar o contágio pelo H1N1, as medidas são similares aos de outros vírus causadores da gripe:
- Lavar as mãos com água e sabão;
- Evitar lugares aglomerados;
- Cobrir a boca com o antebraço, ao invés de usar as mãos, na hora de tossir e espirrar;
- Utilizar máscaras para sair de casa no caso de pacientes com suspeita de contágio.
Confira na imagem em anexo, algumas dicas gerais para contribuir na prevenção do vírus H1N1 no seu condomínio.