Relações sociais estão sempre suscetíveis a problemas, mas quando se trata de desacordos em condomínios, nada é comparado a vizinhos barulhentos.
Segundo o artigo 42 da Lei das Contravenções Penais ? Decreto-Lei 3688/41, todo cidadão está sujeito a multa ou reclusão ao perturbar o sossego alheio. Claro que, de forma ideal, aplicar a lei sobre a pessoa deve ser o último recurso a ser usado, por isso o melhor é sempre conversar e evitar conflitos mais sérios.
Pensando nisso, no post de hoje trouxemos 4 ótimas dicas para lidar com vizinhos barulhentos e acabar com as desavenças. Acompanhe!
1. Procure resolver os problemas apenas com uma boa conversa
A primeira medida a se tomar, em qualquer ocasião de desconforto, é tentar conversar pacificamente com a pessoa para resolver o problema sem maiores desavenças.
Comente como o som o alto, o cachorro latindo ou as conversas estão incomodando e procure ouvir também a outra parte. Muitas vezes, esses vizinhos barulhentos sequer notam que estão causando desconforto.
Também é importante conversar pacificamente e não agir com tom agressivo, pois isso pode acabar piorando ainda mais a situação.
2. Documente os problemas de ruídos com os vizinhos barulhentos
Se a primeira alternativa não tiver funcionado, passe a anotar todas as ocasiões em que você estiver sofrendo com o barulho de seus vizinhos.
Você pode gravar os ruídos como forma de ir juntando material para poder se basear com maior autoridade, caso o problema não seja resolvido.
Se outros vizinhos também estiverem tendo problemas com a mesma pessoa, peça que outros também façam o mesmo, assim a reclamação terá ainda mais peso.
3. Faça um segundo pedido, agora por escrito
Se os ruídos ainda continuarem, o próximo passo pode ser escrever uma carta para o vizinho e descrever os incômodos que você tem sentido pela persistência do problema. Em sua carta, você não precisa ser muito exigente ou formal, mas é importante que ela trate de um plano para resolver a questão.
Se você costuma dormir cedo para poder trabalhar ou se tem criança pequena que acorda com o barulho, sugira formas que possam melhorar a situação.
Você também pode pedir que outros condôminos e o próprio síndico assinem a carta para dar mais peso à solicitação.
4. Exija que o síndico execute as regras de Convenção do Condomínio
Grande parte dos condomínios possuem regras bem definidas quanto a horários, dias e formas de barulhos que pode haver nos apartamentos. Da mesma forma, a Convenção do Condomínio também costuma estabelecer punições para essas pessoas que causam incômodo a outros moradores.
Depois te todas as alternativas anteriores não terem dado certo, você já estará bem embasado para poder fazer com o que o síndico execute as penalidades impostas para esse caso. Ainda que você seja apenas o inquilino em um apartamento alugado, você tem os mesmos direitos de fazer essas cobranças.
Gostou do nosso post de hoje? Esperamos que essas dicas possam ter ajudado você a lidar com seus vizinhos barulhentos.