Compartilhando atividades entre todos os moradores
É nas áreas comuns de condomínios que os vizinhos se encontram, seja por acaso ou durante atividades programadas. Conviver com pessoas com diferentes estilos de vida pode não ser muito simples. Mas a boa convivência pode ser facilitada quando são estabelecidos pelo síndico alguns direitos e deveres do morador de condomínio.
Se no edifício em que você mora não foram contratados serviços de gestão condominial, pode ser interessante pensar no assunto junto aos outros moradores. Quando há um profissional capacitado para cuidar da segurança e do lazer residencial, os moradores ficam com mais tempo livre para cuidar de questões estritamente pessoais.
Como regra geral, todo morador de condomínio tem direito a usufruir dos espaços comuns, como quadra, espaço gourmet, churrasqueira, piscina e sala de jogos. Aproveitar essas áreas com seus vizinhos e família pode gerar uma melhor qualidade de vida para todos.
Sugira atividades em áreas comuns de condomínios
Sugira nas reuniões do seu condomínio algumas atividades que podem ser feitas em conjunto. Por que não organizar um almoço de ano novo com todos os moradores? Ou quem sabe uma festa para comemorar o dia das crianças? Para os idosos, a hidroginástica pode fazer um bem e tanto.
Essas são apenas algumas sugestões de atividades simples que podem melhorar a convivência entre as pessoas nos espaços comuns. Se você gostou desse tema, veja abaixo mais ideias simples e eficientes para promover uma boa integração entre os moradores.
Clube do livro
Mesmo quem não é leitor assíduo costuma ter livro em casa, não é mesmo? Para compartilhar leituras e conversar sobre autores, os moradores do condomínio podem promover um clube do livro. O encontro pode acontecer a cada quinze dias ou uma vez por semana. A ideia é fazer troca e empréstimo de livros entre os próprios moradores. Essa atividade vale para todas as faixas etárias: que tal reunir todas as crianças do condomínio e fazer uma leitura de história?
Encontro culinário
Quem gosta de cozinhar, pode organizar tardes regadas a boa comida. Esse encontro pode acontecer na área gourmet ou no salão de festas nos dias previamente combinados.
Quem gosta de ensinar, pode ministrar oficinas para quem deseja aprender novos pratos. Torta de liquidificador, doces de colher e bolos de festa são algumas sugestões de receitas que podem fazer sucesso.
Grupo de caminhada
Se o condomínio em que você mora tem uma quadra ou uma área verde, então é possível criar um grupo de caminhada aberto a todos que têm interesse. Enquanto as pessoas se exercitam, podem aproveitar para colocar a conversa em dia e até mesmo para fazer novas amizades.
Horta comunitária
Em condomínios, uma horta comunitária pode garantir refeições mais saborosas e saudáveis para todos os moradores. Para a horta funcionar, não é necessário um grupo grande de pessoas envolvidas no cultivo das hortaliças. Algumas pessoas com disponibilidade para plantio, regas e colheita são mais que suficientes para que as coisas funcionem bem. Os recursos para implementar esse espaço pode vir da caixinha do condomínio ou de rateio feito entre os moradores.
Essas são algumas ideias para morar em um ambiente mais saudável. Colocar essas dicas em prática pode melhorar a comunicação e o respeito mútuo, além de estreitar os vínculos de amizade e confiança entre os moradores. Em longo prazo, atividades simples como essas podem reduzir e até evitar conflitos.