2017

A importância da rede de proteção para crianças em apartamento

Compartilhe nas redes sociais:
Redes de Proteção

Equipar janelas com rede de proteção para crianças em apartamento é uma atitude essencial de pais cuidadosos e também de gestores de condomínio de forma geral.

Existe uma infinidade de acidentes que podem ser evitados com o uso das redes e, para isso, é preciso escolher o material e a empresa de instalação com um critério rigoroso sobre a qualidade.

Acompanhe neste post a importância desse item de segurança doméstica, quais aspectos devem ser observados na sua escolha, negociação e como o síndico pode encontrar uma solução coletiva e econômica para todos seus condôminos.

Tipos de acidentes evitados com a rede de proteção para crianças em apartamento

As redes de proteção fazem a segurança dos moradores do apartamento, de seus animais de estimação e também das pessoas que transitam nos arredores do prédio. 

Quedas de animais

Cachorros e gatos possuem hábitos que podem colocá-los em risco se varandas e janelas não estiverem devidamente protegidas. 

Pássaros voando nas redondezas, barulhos e sombras desconhecidas podem atrair um cachorro para a janela, que não hesitará em defender seu lar lançando-se com força e velocidade em sua direção. Com parapeitos escorregadios e baixos, o movimento brusco poderá ser contido se houver uma rede de proteção.

Gatos gostam de altura, mas são leves e, ao contrário do que diz o dito popular, não possuem sete vidas! Além disso, seu movimento, apesar de extremamente preciso, pode derrubar pequenos objetos e vasos de planta na área externa do prédio, causando graves acidentes.

Objetos arremessados

Além de arremessos que podem acontecer sem intenção, crianças e até mesmo um adulto fora de seu estado emocional equilibrado podem atirar objetos pela janela e causar acidentes em pessoas que estejam transitando na área térrea do prédio ou causar danos à patrimônios nas redondezas.

Acidentes domésticos

Durante a limpeza de janelas e vidraças, as telas de proteção asseguram que o responsável não se posicione de forma perigosa.

Acidentes fatais

Varandas e janelas são sempre convidativas e despertam a curiosidade de crianças, que ainda não possuem discernimento para o perigo e têm criatividade suficiente para inventar brincadeiras perigosas.

Se as janelas estiverem desprovidas de redes, não terão uma barreira para impedir acidentes fatais com crianças, animais ou adultos que podem perder momentaneamente o equilíbrio corporal.

Características de uma boa rede de proteção de janelas

Para que uma rede de proteção para crianças em apartamento cumpra seu objetivo, precisa ter boa qualidade e ser bem instalada. Para isso, algumas características devem ser observadas ao escolher a rede.

- Material aprovado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);

- Feita em Polietileno Virgem, com fio 30/21 torcido;

- Ganchos de aço galvanizados e acabamento também em Polietileno;

- Instaladores experientes e bem treinados;

- A instalação deve ser feita de forma bem esticada, para uniformizar a resistência da trama de fios, com ganchos separados a cada 30 cm.

Outras dúvidas e aspectos importantes sobre as redes de proteção

A rede deve ser instalada do lado de fora da janela, mas no caso das janelas de banheiro e basculantes, devem ser colocadas na parte interna.

Se houverem filhotes e animais pequenos, é possível optar por uma trama menor e mais condensada.

A instalação de redes de proteção em apartamentos não é considerada uma alteração de fachada, mas o ideal é que o assunto seja discutido em assembleia, pois outras características, como a cor, podem ser debatidas.

O síndico pode negociar um valor especial com as empresas de instalação em nome de todos moradores do condomínio, deixando claro que o pagamento será feito de forma direta entre empresa e morador.

Mesmo instalando uma rede de proteção para crianças em apartamento, o cuidado e a atenção não devem ser diminuídos. Apesar de resistentes, elas podem ser cortadas e também sofrem desgaste ao longo do tempo, já que possuem uma vida média de 10 anos. Mas, sem dúvidas, elas fazem parte dos itens de segurança bem-vindos nos lares, não é mesmo?

Então, quais são as considerações que os moradores do seu prédio fazem para não instalá-las? Comente e leia os argumentos de outros gestores prediais sobre o assunto!